motivação ou frustração?

motivação ou frustração?

A cena é corriqueira: a pessoa acorda de manhã e antes mesmo de se levantar pega o celular para checar as últimas atualizações de sua rede social favorita. Quem segue perfis fitness já se depara logo cedo com fotos de treinos puxados, sucos detox fresquinhos, cafés da manhã e receitas saudáveis. A rotina dos donos destes perfis normalmente aparece como regrada e impecável, todos treinam e se alimentam bem, tentando levar a vida da melhor forma. O hábito de acompanhar o dia-a-dia e as dicas destas pessoas pode ser extremamente motivador, se soubermos como fazê-lo.
Muitas vezes tem-se a sensação de que estas pessoas conseguem ter a vida ideal e que todos nós deveríamos ser assim para alcançar nossos objetivos. Temos aí um problema: fazer destes perfis um “modelo” a ser seguido, comparar-se com estas pessoas, sem levar em conta as diferenças pessoais, pode trazer uma sensação de incômodo ou frustração. Isso acontece, pois cada um tem uma rotina e uma realidade diferente, nem sempre é possível fazer exatamente o que elas fazem, nem sempre conseguimos treinar diariamente, ter frutas e sucos frescos no café da manhã e etc. Quem quer seguir ao pé da letra tudo o que vê, acaba se sentindo em “dívida”, cobrando-se e culpando-se por não estar fazendo aquilo que considera o ideal.
Além disso, a cobrança às vezes se volta contra os próprios autores dos perfis, que recebem críticas de alguns seguidores sobre sua “vida boa” ou “obcecada”, aparentemente sem trabalho, dedicada exclusivamente a este universo saudável. Esquece-se que é esse exatamente o trabalho deles: mostrar uma rotina saudável, testar e indicar novos produtos e receitas, filmar e fotografar seus treinos e refeições. O incômodo de algumas pessoas com tanta dedicação e disciplina é decorrente da comparação e da cobrança de achar que, para ser saudável e ter um corpo legal, temos que fazer exatamente aquilo que eles fazem. O ressentimento aparece em pensamentos como “para eles é fácil”, “se eu tivesse uma vida como a deles, também seria assim”. Como isso não é possível para a maioria – dedicar todo seu tempo a um estilo de vida saudável – alguns usam essa impossibilidade como argumento para continuar como estão e não tentar melhorar.
Por outro lado, muitas pessoas relatam terem se beneficiado deste movimento fitness, mudando seus hábitos e seus corpos. Quando bem utilizadas, estas postagens servem de grande estímulo para todos nós: ver todas essas pessoas malhando, se alimentando bem e tendo bons resultados pode ser o pontapé inicial para nos tirar da “zona de conforto” e buscar uma importante mudança. Além disso, elas fornecem dicas e informações preciosas para quem quer levar uma vida mais saudável. Porém devemos compreender que tudo aquilo que vemos nestes perfis não devem ser copiado, mas sim adaptado. Não se trata de uma fórmula a ser seguida à risca, mas sim um incentivo para introduzirmos, dentro do possível, novas atitudes em nossas vidas. Cada pessoa pode, se quiser, fazer da própria rotina mais saudável, sempre usando a si mesmo como parâmetro, tendo consciência de suas aspirações e possibilidades.

Comentários

Postagens mais visitadas