dieta flexível

O que é uma dieta equilibrada para você? Talvez uma dieta onde você coma pequenas porções, realize frequentes refeições sem açúcares simples, excesso de carboidratos ou excesso de lipídios, coma bastante verduras e legumes etc não é? Porém, o que é flexível para você pode não ser necessariamente algo bom. Há muitas pessoas que consideram comer 2 gramas quilo,  de alimentos altamente glicídios em uma única refeição, outros consideram 2 colheres de arroz uma porção muito grande, tendo então, carências nutricionais.
Sem parâmetros a serem seguidos, fica muito difícil estabelecer o que é “flexível”… É o mesmo quando questiono o não uso de balanças em dietas: Uma colher de sopa para um, pode ser uma colher de sopa em sua medida padrão, já para outro, com olhos maiores, pode ser uma quantia maior, com aquele “montinho” por cima da colher… Ou seja, não existe um “termo médio” entre as pessoas e é por isso que essa flexibilidade é muito digna de julgamentos.
Convenientemente, sabe-se que quanto maior é a diversificação alimentar da pessoa, maior sua chance de não sofrer carências nutricionais. Porém, há pessoas que abusam, fazendo muitas “misturebas” em uma só refeição, com a desculpa de “diversidade”. Quer um exemplo? Imagine um desjejum para uma pessoa que treinará em seguida. Então, ela decide comer, 2 fatias de pão integral, 2 de peito de peru, 2 de mussarela, 1 copo de leite com achocolatado, um pote de frutas com aveia e iogurte e farinha de chia. Para completar, bebe seu “chá detox”. Ok… Só nessa refeição, temos 4 fontes de proteínas (queijo, peru, leite e iogurte) isso, sem contar os carboidratos e lipídios dos lácteos -, 4 fontes de carboidratos (achocolatado, aveia, pão e frutas) e, para completar um pouco de chia, rica em lipídios. Imagine a mistureba e a dificuldade de digestão do organismo e também de assimilação de tantos nutrientes…
Agora, imagine se essa pessoa não optasse pela “diversificação” e então decidisse comer um belo mingau de aveia acompanhado de bananas e um shake de proteína ou a própria proteína misturada no mingau… Certamente, a digestão seria muito melhor e o treinamento seria interferido beneficamente.
Então, pense que apesar de ampla nossa alimentação, ela deve obedecer alguns limites..

Comentários

Postagens mais visitadas