suplementação para mulher

Suplementos alimentares realmente, a grosso modo, podem ser dispensáveis na maioria dos casos. Entretanto, muitos podem se beneficiar com seu uso, otimizando os resultados, a performance e outros no treinamento, mas, principalmente, facilitando e alimentando-se de forma coerente durante o dia, atendendo as próprias necessidades.
Mulheres devem tomar suplementos? Mulheres devem usar o mesmo tipo de suplemento que os homens? Será que esses suplementos dedicados para mulheres, realmente são válidos?
São muitas as perguntas que podem ser feitas diante a questão da utilização de suplementos alimentares pelo público feminino. Mas, mais uma vez, com raras exceções, a regra segue a mesma das dos homens, dependendo das necessidades dietéticas/ergogênicas de quem estamos nos referindo.
As mulheres requerem, como já dito, padrões nutricionais muito parecidos com os dos homens, variando mais pelas necessidades individuais e pelo objetivo do que pelo fato de serem mulheres, propriamente dito.
Ainda nas mulheres o que manda quando o assunto é suplementação é o básico: Shakes de proteína, creatina (sem medo de retenção hídrica), carboidratos, gainners (em poucos casos), alguns aminoácidos como a beta-alanina e a L-Leucina, talvez um pouco de cafeína, vitaminas (multivitamínicos), talvez alguns substitutos de refeição em pó ou em barras para facilitar o dia-a-dia das mais atarefadas e não foge muito disso não… se, eventualmente, é necessário o acréscimo de algum tipo de suplemento ergogênico, como um termogênico, este também pode ser inserido. Entretanto, aqui, não podemos confundir esses suplementos com a classe, por exemplo dos pro-hormonais. Aliás, não acho esse tipo de substância, e não suplemento, válido nem mesmo para homens, quem dirá para mulheres.
Avaliando o quadro nutricional e as necessidades dietéticas individuais, fica então muito mais fácil de estabelecer um planejamento adequado, corrigindo as falhas ou possibilitando melhor nutrição com a utilização de suplementos alimentares.
Algumas variações podem ocorrer se estivermos falando de atletas profissionais com objetivo competitivo, mas, neste caso, temos fatores específicos e que requerem um planejamento muito mais específico.
Uma boa sugestão de suplementação para mulheres poderia ser, nos seguintes momentos:
Desjejum: Vitaminas (multivitamínicos), gainners/MRPs e hiperproteicas e aminoácidos
Durante o dia: MRPs e aminoácidos.
Antes do treino: MRPs, maltodextrina, whey protein hidrolisado ou concentrado, aminoácidos (BCAAs, Creatina, Beta-Alanina);
Depois do treino: Maltodextrina, Whey Protein Isolado, aminoácidos (Creatina, em primeiro lugar, BCAAs) e eventualmente, se necessário, vitaminas antioxidantes;
Antes de dormir: Hiperproteicos, MRPs e aminoácidos.
Devemos lembrar que isso não é regra e que podemos largamente alterar toda essa distribuição de acordo com as necessidades individuais

Comentários

Postagens mais visitadas