tempo
Nosso tempo vai depender de como estamos nos sentindo, bem como da nossa atitude em relação ao passado e ao futuro. Quando está em jogo alguma coisa que te desafie e direciona sua atenção para o futuro, as horas podem passar voando. Tudo por causa da ansiedade. Em compensação, quando algo te incomoda, o tempo parece não passar, principalmente quando a situação te remete a situações anteriores desagradáveis...
Algumas pesquisas relacionam a duração de um evento com a energia gasta pelo cérebro. Quanto mais o cérebro está trabalhando, maior a sensação de que o tempo passa mais devagar. Já percebeu que a primeira vez que vamos a casa de alguém, que não conhecemos o endereço, temos a sensação de que é muito mais longe do que quando vamos pela segunda vez? É porque na primeira vez o cérebro trabalhou com mais atenção, por ser algo desconhecido, o que leva a esta sensação de distância.
Qual a solução para isso? Não existe... O que podemos fazer é tentar sempre prestar atenção aos detalhes dos momentos, que pode fazer nosso cérebro andar mais “devagar”. E se você tem uma tarefa complexa e pouco tempo para executá-la, não vai encontrar soluções milagrosas. Ainda mais porque o estresse e a ansiedade que essa situação pode causar podem acabar agindo para que você “trave” e fazem o tempo passar ainda mais depressa (lembra que ansiedade faz o tempo passar mais depressa?). A concentração vai ajudar, mas não te dá superpoderes.
Comentários
Postar um comentário